Parceria 10

EGRANA

Boato sobre Facebook provoca proliferação de memes com #naoautorizo

Facebook© Thinkstock Facebook
Um boato sobre uma suposta mudança nas configurações de privacidade do Facebook fez milhares de brasileiros publicarem uma nota em seus murais impedindo a empresa de "tirar a privacidade" dos usuários e gerou uma proliferação de memes com a hashtag #naoautorizo.
O texto que foi reproduzido diz:
"É amanhã... a partir de amanhã as suas publicações, fotos ou até mesmo mensagens que você excluiu serão públicas para todo mundo. Basta colar isso no seu mural se você não autoriza o Faceboook a postar sua privacidade (copie e cole no seu mural, não pode compartilhar). Eu não autorizo o Facebook a tirar minha privacidade - Copie e Cole. (Não Compartilhar) #NAOAUTORIZO".
Post no Facebook: O "alerta" foi reproduzido por milhares de usuários© Reprodução O "alerta" foi reproduzido por milhares de usuáriosEsclarecimento do Facebook: O Facebook já publicou um esclarecimento sobre o boato© Reprodução O Facebook já publicou um esclarecimento sobre o boato
Embora apresente algumas alterações, o texto é um boato recorrente no site e já foi desmentido por meio de um comunicado intitulado "Você tem o controle", no qual o Facebook nega qualquer mudança na privacidade das publicações ou no acesso ao conteúdo dos usuários.
Em resposta irônica ao boato, usuários passaram a compartilhar memes com a hashtag #naoautorizo e uma série de "negativas", como não autorizar carboidratos a atrapalhar a dieta, feriados coincidirem com fins de semana etc.
A BBC Brasil selecionou alguns dos memes que circularam na internet.:
Post no Facebook© Reprodução Post no Facebook
Para evitar cair nos boatos que se propagam de tempos em tempos na internet, é importante ler os termos de compromisso de cada uma das redes sociais e visitar a página das configurações para entender quais as permissões de acesso você está autorizando na sua conta, especialmente no que diz respeito à privacidade. 
Post no Facebook© Reprodução Post no Facebook
Uma das publicações que viralizaram ironizando o boato recomendava aos usuários a mudarem as configurações de suas redes para "evitar o apocalipse".
Post no Facebook© Reprodução Post no Facebook
Mas meme que mais viralizou foi este, "impedindo" cairboidratos de atrapalhar a dieta.
Post no Facebook© Reprodução Post no Facebook
A comida, aliás, foi tema de alguns memes sobre autorizações.
 Post no Facebook© Reprodução Post no Facebook
Alguns usuários também reproduziram um texto autorizando o Facebook a "acertar" sua vida financeira e pagar suas contas
.
Fonte: http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/boato-sobre-facebook-provoca-prolifera%C3%A7%C3%A3o-de-memes-com-supernumbernaoautorizo/ar-BByddxl?li=AAggXC1&ocid=mailsignout
These icons link to social bookmarking sites where readers can share and discover new web pages.
  • Digg
  • Sphinn
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Mixx
  • Google
  • Furl
  • Reddit
  • Spurl
  • StumbleUpon
  • Technorati

Leave a comment